Apresentação.

Este Guia Bibliográfico foi construído com o objetivo de disponibilizar aos interessados sobre o tema “Tesauro”, fontes de informação, como referências bibliográficas de livros, artigos, periódicos, teses, dissertações, entre outros; possibilitando o acesso a novas informações de forma precisa, proporcionando aos pesquisadores o desenvolvimento de seus conhecimentos.

Este guia foi estruturado obedecendo a seguinte ordem:

1. Referências sobre a construção do Tesauro;
a) Por Tipo de documento,
b) Por ordem alfabética.

2. Referências sobre Tesauros de diferentes áreas;
a) Por Tipo de documento,
b) Por ordem alfabética.

3. Indicação de Sites.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O que é um Guia Bibliográfico?

Um Guia Bibliográfico é desenvolvido com o objetivo de facilitar o acesso às referências bibliográficas e ao resumo de periódicos, guias, manuais, livros, teses e dissertações relacionadas a uma determinada área, ou seja, a elaboração de um Guia Bibliográfico visa reunir em um só local o maior e mais variado conteúdo de informações sobre uma área específica do conhecimento científico.
O Guia Bibliográfico é um instrumento de grande valor e utilidade aos pesquisadores, pois é eficaz e diminui o tempo durante a coleta de dados de uma determinada bibliografia, desde que o guia esteja atualizado. Os Guias Bibliográficos podem ser publicados de diversas formas, dentre elas, a impressa, a on-line, em forma de artigo de periódicos e até mesmo em livros.
Atualmente com o grande aumento da disseminação da informação, os pesquisadores, em sua maioria necessitam de um guia bibliográfico que auxilie em sua busca por informações de forma que as mesmas atendam suas necessidades específicas de sua área de estudo.
Para a elaboração e funcionalidade do Guia Bibliográfico, são fundamentais algumas características como: O guia deve tratar de uma área específica; trazer informações básicas sobre o acervo a que faz referência; deve ser elaborado de forma sistemática e clara para que o usuário possa utilizá-lo com facilidade e possuir uma política de constante atualização para que seu conteúdo não fique atrasado em relação ao dos acervos.
Portanto, é evidente que a utilização do Guia Bibliográfico é essencial para a busca de informações específicas de uma determinada área, auxiliando os usuários em seus estudos e pesquisas.

Desenvolvimento do Tema.

Os Tesauros Documentários, segundo a norma norte americana ANSI/NISO Z39.19-2003, são:

“Vocabulários controlados organizados em uma ordem conhecida em que as relações de equivalência, homográficas, hierárquicas e associativas entre os termos são claramente exibidas e identificadas por indicadores padronizados de relacionamentos.” (ANSI/NISO Z39.19-2003)

Eles surgiram na década de 50 com o propósito de servir de ajuda para ampliar o vocabulário de indexadores e devido às combinadas pressões de surgimento de novas áreas de assuntos e coleções, de novos modelos no uso da informação e expansão de aplicações de armazenamento e de processamento e recuperação da informação em computadores, foram aperfeiçoados para promover o controle terminológico de sistemas de informação e se tornar uma estrutura conceitual de um determinado campo do conhecimento.
Desde então, são principalmente utilizados para promover o controle de vocabulário em sistemas de recuperação da informação (SRI). Para isso, são utilizados pelos indexadores no momento da indexação e devem ser disponibilizados para o usuário no momento da recuperação.
Desse modo, este Guia Bibliográfico tem o intuito de expor o assunto “Tesauro” em sua forma mais geral, abrangendo várias áreas do conhecimento que utilizam o Tesauro como forma de organização e recuperação da informação em sua forma mais precisa. As informações serão dispostas nesse guia através de referências de sites, livros, teses, dissertações, dentre outros, que tratam sobre o assunto.

Metodologia.

Inicialmente, para a construção deste Guia Bibliográfico, foi escolhida a temática a ser abordada. A pesquisa das referências apresentadas no Guia foi feita nos seguintes moldes:

  1. Primeiramente foram selecionadas as seguintes bases de dados: DEDALUS (Sistema Integrado da Biblioteca da USP), Biblioteca Central da UNB, Biblioteca Nacional e buscas em sites do Google.
  2. Depois de selecionadas as bases de dados, foram realizadas buscas por palavras-chaves, visando principalmente o assunto em questão.
  3. Por fim, as referências selecionadas foram dispostas neste guia conforme exposta na apresentação do blog.

Guia sobre Construção de Tesauros.

Livros:

AITICHISON, J. & GILCHRIST, A. Manual para construção de tesauros. Trad de Helena Medeiros Pereira Braga. Rio de Janeiro: BNG/BRASILART, 1979.142p. Sistemas de Bibliotecas da USP.

BORBA, F. da S. Pequeno vocabulário de linguística moderna. São Paulo: Nacional/EDUSP, 1971. 149p. Sistemas de Bibliotecas da USP. Sistema de Bibliotecas da USP.

GOMES, H. E. Manual de elaboracao de tesauros monolingues. Brasilia: Programa Nacional de Bibliotecas das Instituicoes de Ensino Superior, 1990. Biblioteca Central da UNB.

GOMES, Heloisa Rios. Tesauros: análise e utilização. Niterói : Ceuff, 1985. 126 p. Sistema de Bibliotecas da USP

GUSMÃO, H. R. Tesauros: análise e utilização. Niterói: CEFF, 1985. 126p. Biblioteca central da UNB.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Diretrizes para elaboração de tesauros monolíngues; projeto coordenado por Hagar Espanha Gomes. Brasília: IBICT, 1984. 70p. (Publicação baseada na BS5723:1979). Biblioteca central da UNB.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Linguagens documentárias utilizadas no Brasil; construidas, traduzidas ou adaptadas. Brasília: IBICT, 1984. 63f. Biblioteca central da UNB.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Tesauros: bibliografia 1970/1982. Brasília: IBICT, 1983. 163p. Biblioteca Central da UNB.

LARA, Marilda Lopez Ginez de. Dos sistemas de classificação bibliográfica às search engines. São Paulo : APB, 2001. 2 v. Série Ensaios APB ; 90-91. Sistema de Bibliotecas da USP.

SMIT, Johanna Wilhelmina. Como elaborar vocabulário controlado para aplicação em arquivos. São Paulo : Arquivo do Estado: Imprensa Oficial do Estado, 2003. 55 p. Sistema de Bibliotecas da USP.


Dissertações e Teses:

MAYA-MONTALVO, Luis Alejandro. Proposta de procedimentos metodológicos para a elaboração de tesauros-facetados. São Paulo, 1986. 245p. Tese (Doutorado). Sistema de Bibliotecas da USP.

NAKAYAMA, Haruka. Tradução e adaptação de tesauros: Um estudo de caso; tesauro spines. Brasília, 1985. 139 f. Biblioteca Central da UNB.

SILVA, Marcos Antonio da. Análise comparativa entre os procedimentos de construção de linguagem documentaria aplicada a linguagem de modelagem unificada (uml) e ao tesauro. Brasília, 2001. 264 f. Biblioteca Central da UNB.

ZAVITOSKI, Maria Teresa. Exploração do uso do tesauro como instrumento de recuperação da informação. São Paulo, 2001. 144 p + anexos. Dissertação (Mestrado). Sistema de Bibliotecas da USP.


Artigos de periódico:

HOLANDA, Adriano de Jesus. Thesaurus as a complex network. Physica A, Amsterdam, v. 344, p. 530-536, 2004. Sistema de Bibliotecas da USP.

KINOUCHI, Osame. Deterministic walks in randam networks : an application to thesaurus graphs. Physica A, Amsterdam, v. 315, p. 665-676, 2002. Sistema de Bibliotecas da USP.

KOBASHI, Nair Yumiko. Tesaurus. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.1, n.2, p. 132-134, 1999/2000. Sistema de Bibliotecas da USP.

LARA, Marilda Lopes Ginez de. Tesauru. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 2, p. 136-7, maio/ago. 2003. Sistema de Bibliotecas da USP.

TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Contribuição da terminologia para a elaboração de tesauros. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.21, n.3, p.197-200, 1992. Sistema de Bibliotecas da USP.

Guia sobre Tesauros de diferentes áreas.

Livros:

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Thesaurus of psychological index terms. Washington : American Psychological Association, 2001. 400 p. Sistemas de Bibliotecas da USP.

BRASIL. Intervoc: Vocabulario controlado do ministerio do interior. Brasilia 1983. 6 v. Biblioteca Central da UNB.

BRASIL/MINISTERIO DOS TRANSPORTES. Macrotesauro de transporte. Brasilia 1984. 2 v. Biblioteca Central da UNB.

CARIBE, Rita de Cassia do Vale. Thesaurus de meio ambiente. Brasilia: Inst Bras Meio Amb & Recur Nat Renov, 1996. 443 p. Biblioteca Central da UNB.

ENGINEERS JOINT COUNCIL. Vocabulário de termos de engenharia e termos científicos. São Paulo : Departamento de Águas e Energia Elétrica-CTH, 1972. 51 p. Sistemas de Bibliotecas da USP.

IBICT. Tesauros sobre literatura. Brasília : Ibict, 1985. 115 p. Sistema de Bibliotecas da USP

MOTTA, Dilza Fonseca da. Tesauro de cultura material dos índios do Brasil. Rio de Janeiro : Museu do índio – Funai, 2006. 249 p. Sistemas de Bibliotecas da USP.

SOPER, Mary Ellen; OSBORNE, Larry N; ZWEIZIG, Douglas L. Librarian's thesaurus(the). Chicago: Am Libr Assoc, 1990. 164 p. Biblioteca Central da UNB.

UNESCO. International thesaurus of cultural development: Sub-saharan africa. Paris 609 p. Biblioteca Central da UNB.

VIET, Jean. Eudised: Thesaurus multilingue para o processamento da informacao em educacao. Rio de janeiro: Cent Bras Pesq Educ, 1974. 2 v. Biblioteca Central da UNB.


Dissertações e Teses:

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Linguagem documentária em odontologia: uma aplicação do sistema de indexação precis. São Paulo, 3 v, 1992. (tese) Sistemas de Bibliotecas da USP.

MARRONI, Gilza Núria Brandão. Identificação e delimitação de relações associativas em tesauros: um estudo de caso na área do direito do trabalho . Brasília, 2006. 127 p. (dissertação). Biblioteca Central da UNB.

NAKAYAMA, Haruka. Traducao e adaptacao de tesauros: Um estudo de caso; tesauro spines. Brasilia, 1985. 139 p. (dissertação). Biblioteca Central da UNB.


Artigos de periódico:

LEVACOV, M. et al. O Tesauro Eletrônico do Mundo do Trabalho: produto de um esforço interdisciplinar. Data Grama Zero - Revista de Ciência da Informação, v.3, n.4, ago. 2002. Banco de dados do site Google.

BATTAGLIA, M. G. B. Tesauro de Química em Língua Portuguesa. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 2, p. 224-225, 1999. Banco de dados do site Google.


Separata:

MACK, R. Creation of the veterinary multilingual thesaurus of 1979. Wageningen, p 87-89, 1982. Sistema de Bibliotecas da USP.

Indicação de Sites.